Setor de Shopping Centers no Brasil Cresce no 2º Trimestre de 2025 com 1.358 Novas Lojas

Setor de Shopping Centers no Brasil Cresce no 2º Trimestre de 2025 com 1.358 Novas Lojas

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O setor de shopping centers no Brasil apresentou forte movimentação no segundo trimestre de 2025, conforme aponta o estudo “O Varejo de Shoppings – Marcas em Expansão”, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). A pesquisa, que analisou 648 shoppings em operação no país, registrou a abertura de 1.358 novas lojas durante o período.

O número representa um aumento de 8,3% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior (2T24), quando foram inauguradas 1.254 lojas. O setor também manteve a maior taxa de ocupação dos últimos anos, atingindo 95,1% no período. As vendas cresceram 3,1% em relação ao 2º trimestre de 2024, impulsionadas por datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Segmentos em destaque

Os segmentos que lideraram a expansão foram Alimentação e Bebidas, com 26% das inaugurações, seguido por Vestuário (18%) e Conveniência/Serviços (13%).

No ranking das marcas que mais abriram lojas, Wepink e Touti Cosmetics, do setor de Perfumaria e Cosméticos, ocuparam as duas primeiras posições. Realme (Telefonia e Acessórios), Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Photonow (Vending Machine) completam o top 5.

Novas marcas e expansão

Quatro novas marcas se destacaram em seus segmentos: Bennemann (Acessórios), Creamy (Perfumaria e Cosméticos), Planet Park (Entretenimento) e Bio Mundo (Conveniência/Serviços).

Além disso, novas empresas passaram a atuar no setor, incluindo:

  • Alimentação e Bebidas: Heladeria Havanna, The Best Açaí, Firehouse Subs

  • Vestuário: Alo Yoga, Comme des Garçons

  • Perfumaria e Cosméticos: B.O.B – Bars Over Bottles, Wet n’ Wild

Marcas já consolidadas também anunciaram planos de expansão:

  • Mr. Black Café Gourmet (Alimentação e Bebidas) pretende abrir mais 50 unidades até o fim do ano.

  • Buddha Spa (Conveniência/Serviços) projeta fechar 2025 com 160 spas em operação.

  • Capodarte (Calçados) planeja abrir 15 lojas até dezembro e atingir 200 novas operações nos próximos cinco anos.

“O desempenho do segundo trimestre reforça a vitalidade do setor de shopping centers. O aumento de marcas iniciando ou expandindo operações e a alta taxa de ocupação mostram que os malls continuam sendo polos estratégicos para o varejo, gerando oportunidades e fortalecendo a economia”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

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