Grupo JCPM anuncia nova estrutura organizacional em ano de 90º aniversário

Grupo JCPM anuncia nova estrutura organizacional em ano de 90º aniversário

Facebook
Twitter
LinkedIn

Ao completar 90 anos de trajetória, o Grupo JCPM anuncia uma reestruturação em sua governança corporativa. As decisões estratégicas passam a ser centralizadas na holding JCPMPar – Participações e Empreendimentos S.A., que contará com um Conselho de Administração composto por seis membros.

Sob a gestão da holding, permanecem empresas que atuam nos segmentos de Shopping Centers, Construção, Incorporação e Ativos Imobiliários, Comunicação — representada pelo Sistema Jornal do Commercio (TV, rádio, jornal e digital) — e Compromisso Social, com o Instituto JCPM e a Fundação Pedro Paes Mendonça.

Conselho de Administração e liderança executiva

Referência nacional no setor de shopping centers, o grupo mantém liderança no Nordeste e ocupa a quarta posição no ranking brasileiro. Ao todo, são 11 empreendimentos que somam 640 mil m² de ABL, sendo 500 mil m² de área própria, e cerca de 3,2 mil lojistas. Em Pernambuco, o grupo administra os shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e RioMar Recife. No Ceará, estão os centros RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy; em Sergipe, o RioMar Aracaju e o Jardins; e na Bahia, o Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping.

O novo Conselho de Administração será presidido por João Carlos Paes Mendonça e terá como integrantes João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho, Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, Jaime Queiroz Filho (vice-presidente) e Marcelo Silva, conselheiro independente.

Nomeação do novo CEO: Sérgio Moraes Vieira Filho

A operação dos shoppings será reunida na empresa JCPM Shopping Centers, que passa a contar com um CEO dedicado exclusivamente ao segmento, reforçando a especialização da gestão e o alinhamento operacional entre os empreendimentos nos estados de Pernambuco, Sergipe, Bahia e Ceará.

O executivo Sérgio Moraes Vieira Filho, 43 anos, pernambucano, foi nomeado CEO da JCPM Shopping Centers. Sua trajetória profissional começou em 2002, na Coca-Cola Solar, com atuação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em 2016, iniciou carreira internacional na Coca-Cola Hellenic, na Nigéria, e posteriormente na Multon, joint venture da The Coca-Cola Company sediada na Rússia, onde foi presidente e membro do conselho. Antes de retornar ao Brasil, Sérgio ocupava a vice-presidência da The Coca-Cola Company na África do Sul.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui especialização em Finanças pela Harvard Business School (2022) e passagens por instituições como ESPN, Singularity University (Califórnia) e The University of Chicago Booth School of Business.

Uma história de nove décadas

Fundado em 1935, na comunidade de Serra do Machado, interior de Sergipe, o Grupo JCPM teve origem em uma pequena mercearia criada por Pedro Paes Mendonça. O negócio familiar cresceu e, nos anos 1960, deu origem à marca Bompreço, no Recife, que se tornou uma das maiores redes de supermercados do país, alcançando o terceiro lugar no mercado nacional, mesmo concentrando suas operações no Nordeste.

Atualmente, o grupo desenvolve o Condomínio Praia de Guadalupe, um empreendimento imobiliário de 1,2 milhão de m² localizado em Sirinhaém (PE), no Litoral Sul. O projeto inclui terrenos e residências de alto padrão e antecipa o lançamento de novos empreendimentos empresariais, consolidando o compromisso do JCPM com inovação e expansão sustentável.

Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima