O setor de shopping centers no Brasil apresentou forte movimentação no segundo trimestre de 2025, conforme aponta o estudo “O Varejo de Shoppings – Marcas em Expansão”, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). A pesquisa, que analisou 648 shoppings em operação no país, registrou a abertura de 1.358 novas lojas durante o período.
O número representa um aumento de 8,3% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior (2T24), quando foram inauguradas 1.254 lojas. O setor também manteve a maior taxa de ocupação dos últimos anos, atingindo 95,1% no período. As vendas cresceram 3,1% em relação ao 2º trimestre de 2024, impulsionadas por datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Segmentos em destaque
Os segmentos que lideraram a expansão foram Alimentação e Bebidas, com 26% das inaugurações, seguido por Vestuário (18%) e Conveniência/Serviços (13%).
No ranking das marcas que mais abriram lojas, Wepink e Touti Cosmetics, do setor de Perfumaria e Cosméticos, ocuparam as duas primeiras posições. Realme (Telefonia e Acessórios), Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Photonow (Vending Machine) completam o top 5.
Novas marcas e expansão
Quatro novas marcas se destacaram em seus segmentos: Bennemann (Acessórios), Creamy (Perfumaria e Cosméticos), Planet Park (Entretenimento) e Bio Mundo (Conveniência/Serviços).
Além disso, novas empresas passaram a atuar no setor, incluindo:
-
Alimentação e Bebidas: Heladeria Havanna, The Best Açaí, Firehouse Subs
-
Vestuário: Alo Yoga, Comme des Garçons
-
Perfumaria e Cosméticos: B.O.B – Bars Over Bottles, Wet n’ Wild
Marcas já consolidadas também anunciaram planos de expansão:
-
Mr. Black Café Gourmet (Alimentação e Bebidas) pretende abrir mais 50 unidades até o fim do ano.
-
Buddha Spa (Conveniência/Serviços) projeta fechar 2025 com 160 spas em operação.
-
Capodarte (Calçados) planeja abrir 15 lojas até dezembro e atingir 200 novas operações nos próximos cinco anos.
“O desempenho do segundo trimestre reforça a vitalidade do setor de shopping centers. O aumento de marcas iniciando ou expandindo operações e a alta taxa de ocupação mostram que os malls continuam sendo polos estratégicos para o varejo, gerando oportunidades e fortalecendo a economia”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas