O uso de inteligência artificial como canal de descoberta explodiu nos Estados Unidos: o tráfego gerado por IAs cresceu 527%! Chatbots como ChatGPT, Perplexity e Gemini já são fontes decisivas para encontrar marcas e produtos.
Quem lidera o jogo?
-
ChatGPT domina com mais de 700 milhões de usuários semanais e responde por mais de 50% do tráfego gerado por IAs.
-
Perplexity vem logo atrás com 30,7%, seguido por Gemini, com 17,6%.
Como esse tráfego se comporta?
-
As buscas em IAs são mais elaboradas: enquanto o Google recebe perguntas com 4 palavras, o ChatGPT lida com perguntas de até 23 palavras.
-
Usuários vindos de IAs ficam mais tempo nas páginas (10,4 min x 8,1 min) e visitam mais páginas por sessão (12,4 x 11,8) do que os vindos do Google.
-
Além disso, os chatbots direcionam 22% do tráfego para homepages, contra apenas 10% do Google.
Por que isso importa (e muito)?
Se sua marca ainda não aparece no ChatGPT, Perplexity ou Gemini, você está ficando invisível para um público cada vez mais engajado. O GEO – Generative Engine Optimization — já não é mais uma tendência: é um pilar do marketing digital moderno.
Pense nisso!
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?