Entre prazer e rotina: ida ao supermercado segue como hábito presencial entre brasileiros

Entre prazer e rotina: ida ao supermercado segue como hábito presencial entre brasileiros

Facebook
Twitter
LinkedIn

Ir ao supermercado continua sendo uma atividade que divide opiniões no Brasil. Segundo um novo levantamento da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados especializado na gestão da cadeia de consumo, 43% dos consumidores consideram a ida às compras uma experiência prazerosa — quase um momento de lazer e relaxamento. Por outro lado, 34% enxergam a tarefa como uma obrigação, enquanto 8% a associam ao estresse.

O estudo, intitulado “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, foi realizado em parceria com a Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisas de mercado e experiência do cliente. A pesquisa mostra que, apesar do avanço do comércio eletrônico, 64,3% dos brasileiros ainda fazem suas compras exclusivamente em lojas físicas. Outros 31,4% adotam um modelo híbrido, alternando entre o online e o presencial, e apenas 4,3% realizam todas as compras pela internet.

Para o varejo, compreender esses comportamentos é um passo fundamental para aprimorar estratégias e gerar valor na experiência de compra.

“Ao entender como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, é possível direcionar melhor os esforços no ponto de venda. Traduzir esses dados em ações práticas — como ajustar sortimento, precificação e promoções conforme o perfil de cada loja — é o que garante relevância na gôndola e percepção de valor para o shopper”, destaca Tiago Senna, Líder de Varejo na Neogrid.

De compra mensal a rotina semanal no supermercado

O levantamento também evidencia uma mudança importante nos hábitos de consumo. A tradicional “grande compra do mês” perdeu espaço: apenas 12% dos consumidores mantêm esse costume. Hoje, o supermercado faz parte da rotina semanal de 33% dos brasileiros, que visitam as lojas uma vez por semana, enquanto 29% vão mais de uma vez nesse mesmo período. Outros 25% preferem repor seus mantimentos quinzenalmente.

Quando o assunto é companhia, os dados revelam que a experiência de compra é, para muitos, uma atividade individual. Cerca de 37% dos entrevistados afirmam ir sozinhos, 29,5% costumam ir acompanhados do(a) parceiro(a), 15,2% dividem o momento com amigos ou colegas, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.

Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *