Ir ao supermercado continua sendo uma atividade que divide opiniões no Brasil. Segundo um novo levantamento da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados especializado na gestão da cadeia de consumo, 43% dos consumidores consideram a ida às compras uma experiência prazerosa — quase um momento de lazer e relaxamento. Por outro lado, 34% enxergam a tarefa como uma obrigação, enquanto 8% a associam ao estresse.
O estudo, intitulado “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, foi realizado em parceria com a Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisas de mercado e experiência do cliente. A pesquisa mostra que, apesar do avanço do comércio eletrônico, 64,3% dos brasileiros ainda fazem suas compras exclusivamente em lojas físicas. Outros 31,4% adotam um modelo híbrido, alternando entre o online e o presencial, e apenas 4,3% realizam todas as compras pela internet.
Para o varejo, compreender esses comportamentos é um passo fundamental para aprimorar estratégias e gerar valor na experiência de compra.
“Ao entender como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, é possível direcionar melhor os esforços no ponto de venda. Traduzir esses dados em ações práticas — como ajustar sortimento, precificação e promoções conforme o perfil de cada loja — é o que garante relevância na gôndola e percepção de valor para o shopper”, destaca Tiago Senna, Líder de Varejo na Neogrid.
De compra mensal a rotina semanal no supermercado
O levantamento também evidencia uma mudança importante nos hábitos de consumo. A tradicional “grande compra do mês” perdeu espaço: apenas 12% dos consumidores mantêm esse costume. Hoje, o supermercado faz parte da rotina semanal de 33% dos brasileiros, que visitam as lojas uma vez por semana, enquanto 29% vão mais de uma vez nesse mesmo período. Outros 25% preferem repor seus mantimentos quinzenalmente.
Quando o assunto é companhia, os dados revelam que a experiência de compra é, para muitos, uma atividade individual. Cerca de 37% dos entrevistados afirmam ir sozinhos, 29,5% costumam ir acompanhados do(a) parceiro(a), 15,2% dividem o momento com amigos ou colegas, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?


