Camil Alimentos fecha 4T24 com receita de R$ 3 bi, mas registra prejuízo de R$ 24,6 mi

Camil Alimentos fecha 4T24 com receita líquida de R$ 3 bilhões

A Camil Alimentos encerrou o quarto trimestre de 2024 com uma receita líquida de R$ 3 bilhões, representando um crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, a receita líquida alcançou R$ 12,3 bilhões, um aumento de 9% em comparação a 2023 .

No entanto, apesar do crescimento na receita, a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 24,6 milhões no trimestre, revertendo o lucro de R$ 106,6 milhões obtido no mesmo período do ano anterior. O EBITDA do trimestre foi de R$ 193 milhões, apresentando uma queda de 23,6% em relação ao ano anterior, com uma margem de 6,5%.

Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas

Crescimento de receita, mas reversão de lucro

A redução no lucro bruto, que totalizou R$ 531 milhões no quarto trimestre (queda de 7,2% em relação ao ano anterior), foi atribuída principalmente ao aumento nos custos das matérias-primas, como café, trigo e arroz. A empresa destacou que, mesmo com o repasse de preços ao consumidor final, houve uma diminuição no volume de vendas ao longo do ano fiscal.

No segmento internacional, o volume de vendas atingiu 140,7 mil toneladas no 4T24 e 620,1 mil toneladas em 2024. O crescimento no trimestre foi impulsionado por maiores níveis de exportações no Uruguai. No entanto, no acumulado do ano, houve uma redução de volumes devido a menores níveis de vendas no Uruguai, Chile e Peru, parcialmente compensados por maiores volumes no Equador.

Para agregar conhecimento: O impacto da inflação no poder de compra e estratégias para o varejo se adaptar

Destaques no Uruguai e entrada da Camil no Paraguai

A Camil anunciou sua entrada no mercado paraguaio, com a aquisição de 100% da Rice Paraguay e 80% da Villa Oliva Rice, como parte do seu plano de crescimento e consolidação regional.

Apesar dos desafios enfrentados no mercado interno, a empresa mantém uma trajetória sólida de rentabilidade no mercado internacional, destacando-se pelo desempenho das exportações do Uruguai e pela expansão nos mercados locais de Chile, Peru e Equador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *