A Black Friday comemora seus 15 anos no Brasil em 2025 — e continua firme no calendário nacional. Um estudo apresentado no evento Google Black Friday, realizado em 28 de agosto na Arena Allianz, em São Paulo, revela que 9 em cada 10 brasileiros reconhecem a data e quase 70% já aproveitaram promoções em edições anteriores. E tem mais: 81% dos consumidores que compraram no ano passado já estão prontos para repetir este ano.
Um dos grandes destaques? A tecnologia apareceu com força total. De 2024 para cá, o número de brasileiros que usam ferramentas de inteligência artificial para descobrir novos produtos dobrou. Agora, 75% das buscas são mais amplas—voltadas a soluções, não apenas produtos pontuais — e impulsionam as marcas ao papel de curadoras digitais .
Estudo do Google Black Friday 2025: O Que os Números Mostram
Qual é o olhar dos consumidores? Metade deles (51%) confia nas ofertas, enquanto 55% afirmam que planejamento é essencial. Não é pouca coisa: mais da metade gasta acima de R$ 600 durante o período.
Gleidys Salvanha, diretora-geral de Varejo e Tech no Brasil, reforçou esse comportamento híbrido: 64% dos consumidores se dizem planejados, 65% compram apenas o que já estava programado… mas 53% também tomam decisões rápidas para aproveitar uma boa promoção, e 47% se definem como impulsivos.
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?





