varejo na europa

Como abrir um negócio na Europa e o que não te contam

São inúmeras as razões que fazem um brasileiro, hoje, querer morar na Europa. Seja o cenário econômico, social, o medo da violência, a qualidade de vida… não importa. O que importa mesmo é: você está preparado para esse duplo carpado na vida? Vou além, você sabe como fazer para chegar a um país estrangeiro e se dar bem? Não? Nem eu!

Porque o “se dar bem” vai depender do quão organizado e planejado você está para internacionalizar a sua marca, o seu negócio. E tem que fazer direito, por mais que seja burocrático e cansativo. Sejamos sinceros e práticos. Se você é um empresário e deseja colocar a sua empresa na rota internacional, seria prudente seguir alguns passos fundamentais.

Está preparado? Começar ou recomeçar num país que você desconhece não é fácil. Pesquise, estude, se aprimore. Se questione sempre. E não digo preparado só financeiramente. Mas operacionalmente e, principalmente, entender que está voltando à estaca zero, num outro país, ninguém sabe quem é você ainda e, portanto, é necessário ter resiliência.

Você quer expandir, ok. Todos querem. Mas você está nesse movimento porque alguém quer levar sua marca para fora, por vaidade ou isso está no planejamento da sua organização? Questione!

A internacionalização tem que estar nesse planejamento. Em que ano? De que forma? Está previsto no seu fluxo de caixa? Então, internacionaliza. Do contrário, recalcule a rota, pois vai custar caro.

Não é só a sua empresa e marca que estão expostas a esse novo desafio. É também a sua equipe. Seu marketing sabe como se relacionar com culturas diferentes, como falar com pessoas do mundo, tendo em vista todas as particularidades que isso engloba? Tem algum estrangeiro entre seus colaboradores? Sua empresa é multicultural ou não?

Você aceitaria quebrar alguns paradigmas e conceitos para se adaptar à cultura local sem perder seu DNA? Isso é importantíssimo!

Entenda o caminho a percorrer: Não existe rota mais fácil, não corte caminho, não pule etapas. Você tem que cumpri-las. Não é a forma mais barata, não é a forma curta, mas é a forma correta para não quebrar a cara e voltar pra casa.

A Europa pode ser o céu ou o inferno. A escolha é sua. O que você espera desse mercado tem a ver com a sua vida agora, não só com sua empresa. É um mapa de oportunidades pra todo mundo que entende como é viver na Europa, seus hábitos de consumo, o dia a dia, em suma, volto a falar da importância de entender a cultura local. É para aqueles que se adaptam. E não tentam levar o Brasil para o exterior, porque o propósito da internacionalização não é este.

Mais uma vez, questione. Não se paute apenas pelo fato de alguém ter batido à sua porta querendo levar sua marca para um novo mundo, prometendo uma terra de oportunidades. Há várias formas de fazer dar certo. Você pode optar pela caravela e uma bússola ou se lançar neste oceano em um transatlântico, com todos os mecanismos avançados de navegação, após planejar e organizar muito bem a sua travessia.

Parafraseando o poeta português Fernando Pessoa, “navegar é preciso”. Desde que você não se deixe levar pela onda e saiba a direção correta pra ancorar em terra firme.

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