Imagine entrar em uma loja 24 horas, sem atendentes, onde você faz suas compras com um simples QR Code. Essa é a proposta da SmartStore, empresa fundada em 2019 em Campinas, que está transformando o varejo com seus minimercados autônomos.
Com 1.870 unidades em operação — 1.840 no Brasil, 10 nos Estados Unidos e 20 na Colômbia — a SmartStore projeta alcançar 3.000 lojas até 2030.
Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas
🌍 Expansão internacional
A empresa está expandindo para países como Austrália, Chile, Argentina e Alemanha. Além de condomínios residenciais, a SmartStore está instalando suas lojas em hotéis e empresas.
Para agregar conhecimento: O impacto da inflação no poder de compra e estratégias para o varejo se adaptar
🧠 Tecnologia e gestão eficiente
A SmartStore utiliza o sistema SmartHealth, que monitora dados como ticket médio, horários de pico, giro de produtos e abastecimento ideal. Esse sistema permite identificar rapidamente lojas com desempenho abaixo do esperado e implementar melhorias.
A tecnologia também ajuda a reduzir perdas: enquanto o varejo tradicional enfrenta até 6% de perdas por furtos e quebras, a média da SmartStore é de 1,5%, com 80% desses casos sendo resolvidos por meio de identificação por câmeras e abordagens amigáveis aos clientes.
💡 Modelo de negócios flexível
Operando por meio de licenciamento, a SmartStore oferece flexibilidade no mix de produtos e adaptação ao perfil de cada local, sem abrir mão do suporte oferecido por uma franqueadora tradicional.
Com uma combinação de tecnologia avançada, modelo de negócios inovador e foco na experiência do cliente, a SmartStore está redefinindo o conceito de conveniência no varejo.