Os últimos meses do ano são cruciais para o varejo. Datas comemorativas e promoções muito aguardadas, como a Black Friday, são um momento chave para aumentar o faturamento e alcançar um novo público.
Entretanto, essa também é uma oportunidade para estreitar o relacionamento e fortalecer a confiança do consumidor que pode estar um pouco arredio.
Com a aproximação da Black Friday, 50% dos consumidores acreditam que os descontos só compensam em algumas categorias e outros 28% acham que a maior parte dos preços são maquiados.
Os dados da pesquisa divulgada pela Tray, em parceria com a Bling, Octadesk e Vindi, mostra como a desconfiança é uma barreira a ser superada pelo varejo.
Para que isso aconteça, é preciso entender as possibilidades de maior aproximação e como se tornar mais relevante na vida dos consumidores.
Foque em gerar valor e não reconhecimento
Parece simples pensar em gerar valor, mas muitos negócios confundem essa ideia com buscar o reconhecimento.
O reconhecimento é o aplauso que uma empresa recebe. Sejam os elogios do público ou prêmios pelo trabalho construído. Mas gerar valor não reside em buscar os holofotes.
Em um momento de instabilidade e desconfiança dos clientes, gerar valor real se torna mais importante do que nunca. Isso significa oferecer o melhor produto e serviço possíveis, entregar diferentes possibilidades de jornada de compras, precificar de maneira sensível e correta e amplificar a vida das pessoas que entram em contato com sua empresa.
Quando você gera valor, começa a construir confiança, aumentar a proximidade e por fim alcançar o reconhecimento.
Porque os seus consumidores passam a perceber que você está ali para apoiá-los, entendê-los e ouvi-los.
Seja relevante para aumentar a confiança do consumidor
Nas relações pessoais, só é possível construir confiança através da proximidade. Quando pensamos na relação entre cliente e empresa, isso não é muito diferente.
Uma empresa que é relevante está presente na vida e na rotina de quem a consome. Desde ter uma loja localizada no caminho que o cliente faz até o trabalho até ter canais digitais que facilitem a compra, o negócio precisa se inserir nesse dia a dia.
Ao mesmo tempo, isso não significa forçar a sua presença. O foco deve ser criar possibilidades de identificação e encontro entre a empresa e o público desejado.
Quanto maior for a regularidade desse relacionamento, reforçado com boas experiências, maior será a confiança.
Essas são perspectivas que valem para qualquer momento do ano, mas que se tornam mais centrais para aproveitar a alta de vendas dos últimos meses.
Se planeje para que o momento signifique mais do que um aumento de faturamento momentâneo. Essa é a sua oportunidade de demonstrar como o seu negócio pode deixar a vida daquele consumidor melhor durante todos os meses.
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