Como gerar valor e aumentar a confiança do consumidor no varejo durante a Black Friday

Saiba onde está a confiança do seu consumidor

Facebook
Twitter
LinkedIn

Os últimos meses do ano são cruciais para o varejo. Datas comemorativas e promoções muito aguardadas, como a Black Friday, são um momento chave para aumentar o faturamento e alcançar um novo público.

Entretanto, essa também é uma oportunidade para estreitar o relacionamento e fortalecer a confiança do consumidor que pode estar um pouco arredio.

Com a aproximação da Black Friday, 50% dos consumidores acreditam que os descontos só compensam em algumas categorias e outros 28% acham que a maior parte dos preços são maquiados.

Os dados da pesquisa divulgada pela Tray, em parceria com a Bling, Octadesk e Vindi, mostra como a desconfiança é uma barreira a ser superada pelo varejo.

Para que isso aconteça, é preciso entender as possibilidades de maior aproximação e como se tornar mais relevante na vida dos consumidores.

Foque em gerar valor e não reconhecimento

Parece simples pensar em gerar valor, mas muitos negócios confundem essa ideia com buscar o reconhecimento.

O reconhecimento é o aplauso que uma empresa recebe. Sejam os elogios do público ou prêmios pelo trabalho construído. Mas gerar valor não reside em buscar os holofotes.

Em um momento de instabilidade e desconfiança dos clientes, gerar valor real se torna mais importante do que nunca. Isso significa oferecer o melhor produto e serviço possíveis, entregar diferentes possibilidades de jornada de compras, precificar de maneira sensível e correta e amplificar a vida das pessoas que entram em contato com sua empresa.

Quando você gera valor, começa a construir confiança, aumentar a proximidade e por fim alcançar o reconhecimento.

Porque os seus consumidores passam a perceber que você está ali para apoiá-los, entendê-los e ouvi-los.

Seja relevante para aumentar a confiança do consumidor

Nas relações pessoais, só é possível construir confiança através da proximidade. Quando pensamos na relação entre cliente e empresa, isso não é muito diferente.

Uma empresa que é relevante está presente na vida e na rotina de quem a consome. Desde ter uma loja localizada no caminho que o cliente faz até o trabalho até ter canais digitais que facilitem a compra, o negócio precisa se inserir nesse dia a dia.

Ao mesmo tempo, isso não significa forçar a sua presença. O foco deve ser criar possibilidades de identificação e encontro entre a empresa e o público desejado.

Quanto maior for a regularidade desse relacionamento, reforçado com boas experiências, maior será a confiança.

Essas são perspectivas que valem para qualquer momento do ano, mas que se tornam mais centrais para aproveitar a alta de vendas dos últimos meses.

Se planeje para que o momento signifique mais do que um aumento de faturamento momentâneo. Essa é a sua oportunidade de demonstrar como o seu negócio pode deixar a vida daquele consumidor melhor durante todos os meses.

Leia também: Social commerce e a competitividade das vendas online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima