O varejo tem um compromisso social

O varejo tem um compromisso social

Toda empresa precisa estar conectada com a sociedade que a rodeia. Afinal, a atividade de um negócio gera emprego, transforma cidades e impacta toda a economia. 

Isso também significa que deve existir um cuidado com a questão social no empreendedorismo. Vejo isso de maneira ainda mais forte no varejo. 

46% dos consumidores brasileiros se preocupam com o compromisso social e ambiental dos varejistas. A pesquisa da Ayden aponta que o Brasil é o segundo país mais preocupado com a questão. 

O que os dados e o dia a dia mostram é que o papel da empresa, e o do empresário, vai além de somente construir um negócio de sucesso.

Por que isso é importante?

Mais do que uma forma de cuidar do meio ambiente ou da sociedade no geral, se comprometer com o ESG gera bons frutos. 

De acordo com a mesma pesquisa da Ayden, 56% dos brasileiros pagariam mais em um produto se a empresa for transparente em relação ao que fez para reduzir o impacto ambiental.

Isso significa que os clientes esperam esse compromisso das marcas que consomem. 

Perceber o impacto do varejo na sociedade, portanto, gera uma relação mais profunda com os consumidores. É uma forma de demonstrar que se interessa com as preocupações dele, para além dos produtos que a empresa fornece. 

Quanto mais sólida for a relação entre empresa e clientes, mais chances existem para que o negócio prospere.

Entretanto, esse compromisso não é somente sobre aumentar lucros. É uma ação que passa por entender o poder que uma empresa tem e como ela pode transformar a vida das pessoas para melhor.

Como é possível fazer a diferença?

Como líder do setor de varejo pet, sinto uma grande responsabilidade em ir além dos resultados financeiros. Acredito que a maior parte das empresas pode causar impactos positivos com ações que não são complexas.

Na Petz, o compromisso com o bem-estar animal é parte central da nossa estratégia de ESG. Para isso, criamos diferentes estratégias que beneficiam os pets e as pessoas conectadas com esse propósito.

Iniciativas como o Adote Petz, o maior programa de adoção de animais do Brasil, reforçam como levamos a sério o compromisso. Já foram mais de 70 mil cães e gatos adotados através dele até hoje. 

Também arrecadamos doações para ONGs e instituições de cuidado animal através das microdoações, que consistem em contribuições de até R$ 0,99 feitas pelos clientes no caixa. 

Esses são dois exemplos de iniciativas, mas existem infinitas possibilidades. O que considero essencial é refletir sobre o papel que as empresas de varejo ocupam.

Imagine o potencial transformador que poderíamos alcançar se mais empresas, de diferentes setores, adotassem iniciativas desse tipo.

O setor privado tem uma oportunidade única de contribuir para um futuro mais justo e sustentável, fortalecendo a conexão entre empresas, clientes e a sociedade.

Não devemos desperdiçar esse potencial.

Como a sua empresa impacta positivamente a sociedade? Me conte nos comentários.

Leia também: Social commerce e a competitividade das vendas online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima