Uma pesquisa recente da Nuvemshop revelou que o Instagram não é apenas uma rede social — para 97% dos pequenos e médios e-commerces brasileiros, é a vitrine número 1 e o canal de contato essencial com o consumidor.
🌟 Instagram reina supremo
-
95% das marcas usam o Instagram para criar conteúdo e divulgar seus produtos.
-
É o queridinho para mostrar detalhes dos produtos, lifestyle, bastidores e lives — elementos que criam conexão real com o público.
“Estar nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio. As redes não servem apenas como vitrine, mas também para acompanhar a marca de forma mais próxima.”, Priscilla Ferraz, Nuvemshop.
🤝 WhatsApp e Facebook na cola
Na disputa pela atenção dos empreendedores:
-
59% usam o WhatsApp: ideal para transmitir descontos, novidades e manter o contato direto.
-
59% também estão no Facebook, aproveitando o poder da central de anúncios e o engajamento das páginas comerciais.
🔥 TikTok, YouTube e Pinterest ganham espaço
-
35% dos lojistas estão no TikTok, uma plataforma onde tendências nascem rapidinho, impulsionadas pelo TikTok Shop.
-
Seguem-se o YouTube (15%) e o Pinterest (14%) na lista de canais de marketing.
💡 Influenciadores: potencial ainda a explorar
E mais: embora muitos já façam parcerias,
-
18% das PMEs ainda não investiram em influenciadores, mas já planejam começar este ano.
-
A estratégia mais comum? Permuta: enviam produtos em troca de divulgação (20%).
🚀 Por que isso é importante?
-
✅ Maior proximidade com o cliente, via conteúdo autêntico e interativo.
-
📈 Diversificação de canais, garantindo visibilidade em redes distintas.
-
💸 Parcerias com influenciadores, ainda subutilizadas, que têm grande potencial de escala.
O Instagram lidera como a vitrine perfeita para fotos, vídeos, lives e bastidores — tudo pensado para aproximar a marca do consumidor. Enquanto isso, WhatsApp e Facebook fortalecem os vínculos, o TikTok exibe tendências com rapidez, e YouTube e Pinterest têm presença crescente.
E os influenciadores? São a próxima fronteira: muitas PMEs ainda têm espaço para alavancar visibilidade e vendas com eles.
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?