Assaí freia expansão e vê clientes trocando marcas por opções mais baratas

Assaí freia expansão e vê clientes trocando marcas por opções mais baratas

O Assaí Atacadista, um dos gigantes do varejo brasileiro, está ajustando sua rota. Diante de juros altos e mudanças no comportamento dos consumidores, a empresa reduziu novamente sua projeção de abertura de lojas para 2026: de 20 para 10 unidades. Essa decisão segue uma tendência já observada para 2025, quando a previsão também foi cortada pela metade.

No primeiro trimestre de 2025, o Assaí registrou um crescimento de 5,5% nas vendas em mesmas lojas, abaixo da inflação alimentar de 7,5%. Embora o volume de vendas tenha se mantido, a receita caiu, indicando que os consumidores estão optando por marcas mais baratas e embalagens menores, especialmente nas regiões com maior perda de renda, como o Nordeste.

Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium

O foco do Assaí agora é a saúde financeira

Belmiro Gomes, CEO do Assaí, destaca que a empresa está focada em reduzir sua alavancagem financeira, priorizando a saúde financeira em vez de uma expansão agressiva. Apesar dos desafios, o Assaí continua investindo na maturação de suas lojas e no aumento das margens operacionais.

Essa mudança estratégica reflete a necessidade de adaptação às novas realidades econômicas e ao comportamento dos consumidores, que estão mais cautelosos e buscando opções que caibam no bolso.

Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *