Dia dos Pais 2025: Compras em Alta e Consumo com Atenção

Dia dos Pais 2025: Compras em Alta e Consumo com Atenção

Segundo a pesquisa de 30 de junho a 7 de julho de 2025, realizada pela CNDL/SPC Brasil em parceria com a Offerwise, 106,3 milhões de consumidores devem comprar presentes para o Dia dos Pais, o que equivale a 65% da população das capitais brasileiras. A data deve movimentar cerca de R$ 27,13 bilhões no comércio e serviços nacionais.

💵 Quanto e quantos presentes?

  • Gasto médio de R$ 255 por consumidor, considerando compras de 1,7 presente em média.

  • Em relação a 2024, 31% dos compradores pretendem gastar mais, 39% manterão o mesmo valor e 18% planejam gastar menos.

🧾 Quem gasta mais e por quê?

  • Dentre os que planejam aumentar o gasto:

    • 58% querem dar presentes de maior valor ou qualidade,

    • 34% apontam aumento nos preços como justificativa.

  • Já entre os que reduzirão gastos:

    • 49% querem economizar, 38% apontam dificuldade financeira, e 30% estão com dívidas pendentes.

🔍 Percepção de preços

  • 62% afirmam que os preços estão mais altos em 2025,

  • 32% dizem que os valores estão estáveis, e somente 6% acham que estão mais baixos que no ano anterior.

🧾 Como paga a maioria?

  • 76% pretendem pagar à vista, principalmente via Pix (46%), com 39% dispostos a parcelar, geralmente em 3,4 vezes no cartão.

🤝 Compartilhamento de gastos

  • 81% bancam o presente sozinhos, enquanto 14% dividem a compra, principalmente com irmãos (35%), cônjuges (26%) ou filhos (21%).

🧥 Presentes mais procurados

Categoria % de pretensão de compra
Vestuário 44 %
Perfumes/cosméticos 34 %
Calçados 31 %
Acessórios (relógio, carteira etc.) 18 %

Ranking semelhante ao de anos anteriores, com roupas à frente, seguidas por perfumaria, calçados e acessórios.

🏪 Onde vai comprar?

  • 76% dos consumidores vão às lojas físicas, com destaque para shoppings (31%).

  • 43% farão compras online, preferindo aplicativos (70%), sites (65%) e Instagram (19%).

  • Entre quem compra de fora do Brasil, 55% escolhem varejistas internacionais por:

    • Preços mais baixos (69%),

    • Maior variedade (46%),

    • Economia (37%) e

    • Qualidade (32%).

🛒 Motivações para escolher onde comprar

  • Preço (48%), qualidade (36%), promoções (31%) e frete grátis (25%) são os maiores influenciadores.

⚠️ Riscos para o bolso

  • 24% admitem costumar gastar mais do que podem para presentear.

  • 13% afirmam que vão atrasar o pagamento de alguma conta para garantir o presente.

  • *35% estão com contas em atraso, dos quais 74% têm nome negativado.

💬 Alerta do especialista

“O desejo de presentear supera o planejamento financeiro, agravando situações de endividamento e inadimplência. É importante estimular formas de presentear compatíveis com a realidade financeira de cada consumidor.” – Merula Borges, CNDL

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