Como a Inflação Está Mudando os Hábitos de Consumo no Brasil em 2025

Como a Inflação Está Mudando os Hábitos de Consumo no Brasil em 2025

Com a inflação apertando o bolso dos brasileiros, os consumidores estão mudando seus hábitos de compra para economizar sem abrir mão da qualidade. Uma pesquisa da Neogrid em parceria com a Opinion Box revelou que 70% dos consumidores notaram um aumento na oferta de marcas próprias nos supermercados, e muitos estão aderindo a essas opções mais acessíveis.

Apesar de 55% dos entrevistados afirmarem comprar frequentemente a mesma marca, apenas 7% se consideram totalmente fiéis. A qualidade do produto é o principal fator de fidelidade (76%), superando o preço (43%) e a experiência de compra (33,5%).

Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium

Programas de fidelidade ganham força no físico e no digital

No ambiente físico, 52% dos consumidores costumam fazer compras no mesmo supermercado, motivados pela variedade de produtos (50%), descontos (43%) e proximidade (42%). Já no online, apenas 4% mantêm fidelidade a uma única loja virtual.

Os programas de fidelidade também estão em alta: 60% dos consumidores participam de mais de um programa de recompensas, tanto no físico quanto no digital. Além disso, 89% gostariam de se engajar em sistemas que reúnam diversas marcas e redes, buscando opções mais abrangentes e vantajosas.

Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?

Tendências de consumo em 2025: consciência, custo-benefício e flexibilidade

Segundo Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer da Neogrid, “o cliente está mais atento ao que realmente entrega valor e não tem mais resistência em testar itens diferentes, desde que ofereçam o melhor custo-benefício”.

Essas mudanças refletem um consumidor mais consciente e exigente, que busca equilibrar qualidade e preço em suas escolhas de compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima