O mercado brasileiro de shopping centers acaba de ganhar um novo gigante: a Argoplan, formada a partir da fusão entre a Argo, com 23 empreendimentos, e a Replan, com 7 shoppings. Juntas, as empresas somam quase R$ 10 bilhões em vendas anuais. A nova companhia terá sede no Rio de Janeiro e abrirá uma filial em São Paulo ainda este ano, iniciando oficialmente as operações em 1º de julho.
Com um portfólio de 30 shoppings, dos quais 13 são próprios, a Argoplan nasce como a terceira maior administradora de shopping centers do país, presente em 22 cidades de 9 estados. Só no Rio de Janeiro, a nova empresa administra 12 empreendimentos, enquanto São Paulo concentra outros cinco. E
ntre os principais ativos estão Américas Shopping, Campinas Shopping, PrudenShopping e Shopping Montes Claros. Ao todo, serão mais de 850 mil m² de ABL administrada e mais de 5 mil lojistas, ampliando o poder de negociação e a eficiência operacional da companhia. A fusão se concretizou, principalmente, pela afinidade entre o DNA e a filosofia das duas empresas.
Estratégia de crescimento e aquisições
Segundo Hugo Matheson, sócio da Argo e com mais de 35 anos no setor, a Argoplan nasce em um momento estratégico para consolidar um mercado ainda bastante pulverizado. “A empresa já começa sólida e preparada para crescer de forma sustentável, com aquisições de novos ativos, incremento do valor dos empreendimentos existentes e gestão de novos contratos que agreguem valor ao portfólio”, explica. Hugo também atuará como executivo e fará parte do Conselho da nova companhia, ao lado de Marcela Bretas, do grupo SFA Malls, e de um conselheiro independente.
Para Leandro Lopes, sócio da Replan com trajetória em cargos de liderança na ALLOS, Aliansce Sonae e BRMalls, a união é essencial para ganhar relevância no setor. “Com a Argoplan, passamos a competir diretamente com os maiores players do mercado, tanto em aquisições quanto no desenvolvimento de novos projetos, além de estruturar uma plataforma exclusiva de gestão.” Lopes ficará responsável pelas áreas de Planejamento, Novos Negócios, Jurídico e Financeiro.
Novos projetos e expansão
A Argoplan já nasce com uma frente ativa em novos projetos. Entre eles, um shopping greenfield em Lagoa Santa (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte; a expansão do Shopping Park Sul, em Volta Redonda (RJ), prevista para outubro de 2025; e a primeira fase da ampliação do Pátio Central, em Patos de Minas (MG), com inauguração ainda neste ano. A empresa também estuda um novo greenfield no interior de São Paulo.
Estrutura societária e executivos
A Argoplan terá participação de 50% para cada empresa (Argo e Replan). Além de Hugo Matheson e Leandro Lopes, a nova estrutura societária inclui Felipe Andrade, ex-diretor Comercial da ALLOS, Aliansce Sonae e BRMalls, que será responsável por Negócios, abrangendo Operações, Comercial, Marketing, Mall e Mídia; e Luana Bomfim, com carreira iniciada na BR Malls e sócia-diretora da Argo há 10 anos, que comandará as áreas de Inteligência, Pessoas & Cultura e Tecnologia, focada em inovação e eficiência.
Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium