Com uma carreira consolidada em gigantes como McDonald’s, C&A, Varig e Riachuelo, Marcos Tadeu é um nome de peso na expansão do varejo nacional. Foi ele quem liderou o maior plano de expansão do Grupo Guararapes, levando as marcas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s e Fan Lab a novos patamares e a todos os estados do Brasil.
Hoje, Marcos segue transformando o setor como sócio fundador da MAGNA, empresa especializada em expansão e real estate, e como conselheiro da BEST SPACES, plataforma de inteligência artificial focada em geolocalização e análise preditiva para redes varejistas. Ao longo desta entrevista, ele compartilha sua trajetória, visão estratégica e recomendações valiosas para quem atua ou deseja atuar no mundo do varejo, com equilíbrio entre intuição, dados e inovação.
Acompanhe!
ACELERA VAREJO: Vamos começar explorando a personalidade: quem é o Marcos Tadeu?
MARCOS TADEU: Sou Casado há 29 anos, pai de um engenheiro mecânico, uma estudante de psicologia e um estudante de gastronomia. Sou formado em varejo: Administração de empresas, pós em marketing e MBA em Varejo. Além de vários cursos de gestão, finanças e negociação sempre com foco no varejo.
Trabalhei em empresas de grande porte: Mcdonald´s, C&A, Varig e Riachuelo. Depois da vida corporativa, resolvi empreender e atuar com base no vasto conhecimento adquirido na exitosa jornada. Hoje sou sócio fundador da MAGNA, sócio e conselheiro da BET SPACES e membro do NDEV.
Foram várias entregas ao longo da minha carreira profissional, mas a mais visível foi ter encabeçado o maior plano de expansão do Grupo Guararapes, expandindo a rede em mais de 600 mil m2 nos quatro formatos: Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter´s e Fan Lab. Ajudei a expandir a empresa por todos os estados do Brasil. Prospectei Montevideo alguns anos atrás, mas não era hora ainda!
Sou coautor do livro “AS FACE DO VAREJO”, pela editora DVS, onde conto um pouco da minha trajetória dentro da expansão varejista.
AV: Defina o negócio da MAGNA e BEST SPACES e qual é o diferencial do negócio?
MT: A MAGNA tem como core business a expansão varejista, a comercialização de shoppings/galerias e a gestão de imóveis. Somos uma empresa de expansão e real estate. O principal diferencial da empresa está no conhecimento de mercado que possuímos, haja vista que estivemos presencialmente em 100% das capitais brasileiras, na maioria das cidades importantes depois das capitais e nos principais shoppings brasileiros.
Contamos com amplo relacionamento no mercado de shoppings center, tendo excelente reputação junto a todos os administradores, gestoras e comercializadoras de maior relevância no cenário nacional.
AV: Quais são os planos para escalar a operação?
MT: A MAGNA é uma empresa jovem e temos utilizado nossos resultados para adquirir novos clientes. Futuramente, vamos investir mais nas mídias sociais.
AV: Agora nos conte um pouco sobre a BEST SPACES.
MT: Sou sócio e conselheiro da empresa, a convite do fundador Rafael Karan. A Best Spaces é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida para otimizar a expansão de redes varejistas, com base em dados, geointeligência e análises preditivas. Com uma base de mais de 2 milhões de imóveis mapeados em todo o Brasil, a ferramenta visa a reduzir riscos e acelerar decisões. Ou seja, a Best Spaces une em um único local a inteligência de mercado e os imóveis disponíveis para locação.
AV: Quais são os planos para escalar a operação?
MT: Igualmente jovem, estamos atuando continuamente no aprimoramento da plataforma, agregando novas formas de visualização. Além disto, estamos investindo pesado na divulgação da empresa e no time comercial.
AV: Quais são seus planos para o futuro?
MT: Somos apaixonados pelo varejo e tudo que envolve esta importante indústria, que emprega milhões de pessoas no país. Nosso foco é continuar investindo em nossas entregas, através da melhoria contínua dos nossos serviços e valorizando a equipe.
AV: Disserte sobre sua relação com o AV.
MT: Conheço a AV desde sua fundação por nosso PEU, empresário que acredita no país e investe pesado em seu negócio. O que o AV lhe trouxe neste período? Quando estava no mundo corporativo participei de inúmeros encontros na AV. Agora vamos retomar estes contatos.
AV: Como seu negócio pode se aplicar ao membro atual?
MT: As duas empresas juntas, MAGNA e BEST SPACES, representam a união da EXPERIÊNCIA com o ANALÍTICO. Com isso, aumentam as chances de sucesso na expansão varejista.
AV: Pela ótica de seu negócio, qual a recomendação que você faz ao membro do AV?
MT: Acredite na intuição, mas incorpore dados em sua tomada de decisão. O varejo evoluiu muito e decidir apenas pelo intuitivo tende a ser muito arriscado.